27 de dezembro de 2015

10 dicas para aumentar a rentabilidade do estudo!

Ninguém merece estudar nas férias! Nunca me lembro de tal coisa. Pois se há coisa sagrada para mim são os fins de semana e as férias! É rarissimo estudar nessas alturas... Mas nestas férias tem mesmo de ser e o tem de ser tem muita força não é verdade?! Mas... Tinha de ser logo nas férias de Natal?! :(
Frequências atrás de frequências, trabalhos e mais trabalhos, aulas e mais aulas até ao final de janeiro... A vida não pára! O que me vai dando alegrias é pensar num mês de férias a que vou ter direito em Fevereiro (se tudo correr bem).
Quem mais está nesta situação? Contem-me tudo!
Mas já que estudar é obrigatório, deixo-vos 10 dicas de como podem organizar o vosso estudo:
1- Organizar o local de estudo: ter um local arrumado, organizado e limpo é meio caminho andado para que o estudo corra bem.
2- Evitar ter ao alcance distracções no local de estudo: tablet, computador e telemóvel devem ficar bem longe do vosso alcance, excepto se precisarem deles para vos auxiliar no estudo.
3- Ter o material necessário sempre a jeito: sublinhador, caneta, lápis, borracha, agrafador, furador, dossier, folhas, micas ...
4- Sublinhar a matéria mais importante e fazer resumos/esquemas: ajuda a organizar mentalmente o nosso estudo.
5- Colocar música ambiente: esta dica para mim só funciona com algumas cadeiras. Para mim não é funcional com cadeiras muito teóricas pois exigem muita concentração e a música acaba por me desconcentrar mas eu não sou um bom exemplo porque necessito de silêncio para tudo.
Deixo-vos aqui uma lista de músicas que facilitam o estudo.
6- Estudar na secretária: evitem estudar na cama porque num instante adormecem.
7- Comida e água sempre ao pé: se colocarem inicialmente uma garrafa de água e umas bolachas junto a vocês não haverá necessidade de fazerem tantas pausas para irem até à cozinha e assim não provocam tantas quebras no estudo.
8- Conforto: é essencial sentir-mo-nos confortáveis e quentinhos sem cair na tentação da cama. Caso contrário metade do tempo será passado a ir buscar cobertores.
9- Descanso: É importante descansar pelo menos 8 horas durante a noite para garantir maior rentabilidade no estudo.
10- Iluminação: uma boa iluminação da área de estudo garante maior descanso da vista.

Podem ainda rever o método de estudo que mais utilizo e que já vos tinha indicado AQUI.
Espero ter ajudado.

Beijinhos
Rafaela

4 comentários:

  1. Boas dicas para quem está a passar pelo mesmo ! Já passei e este post é bem útil ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. É o primeiro ano em que estou na universidade e estudar nestas férias de Natal em sido horrendo... Não dá mesmo vontade nenhuma de estudar, mas lá se faz o esforço para termos no final do mês uns diazitos de férias!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas para quem está a estudar!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar