26 de setembro de 2015

Stop aos Tampões!

Sendo eu uma estudante da área da saúde e estando eu a estudar agora tudo o que tem a ver com a mulher, decidi alertar-vos para uma situação que acredito que para muitas mulheres seja desconhecida.
Os nossos "amigos" tampões apresentam algumas vantagens: sao invisiveis e por isso deixam-nos ir dar uns mergulhos quando tanto nos apetece, reduzem o odor da menstruação e para muitas são mais confortáveis que os pensos higiénicos. 
Mas... apresentam uma desvantagem bastante grave: podem causar Síndrome de Choque Tóxico (SCT) que pode conduzir a uma Septicemia e consequentemente levar à Morte (num panorama extremo mas que é possível)!
Síndrome de Choque Tóxico é uma doença grave, que pode vi a ser mortal, causada por toxinas produzidas pela bactéria Straphylococcus aureus. 
Metade dos casos reportados foi devido ao uso de tampões. "(...) as investigações mostram que o risco de SCT menstrual relacionado com os tampões está associado à absorção: quanto maior o grau de absorção do tampão, maior o risco de contração da doença e vice-versa." (Evax&Tampax)
A SCT pode ser diagnosticada e tratada com êxito, mas para isso está atenta aos sintomas. A Evax&Tampax descreve dores musculares, diarreia, tonturas, vómitos, confusão, convulsões, febre alta, entre outros... como os sintomas da SCT. 
Como referido anteriormente, a SCT quando num estado avançado pode levar a Septicemia - infeção generalizada do organismo e daí ocorrerem resultados fatais.
Um conselho pessoal: por muito que gostem de usar tampões, aprendam a descartar essa hipotese e utilizem apenas quando for estritamente necessário! 
Não há melhor cura que a prevenção!
Beijinhos com muita saúde
Rafaela

Sem comentários:

Enviar um comentário